Covid-19

COVID-19

NOSSA CIDADE / Histórico

Histórico do Município de Xambrê

 

O território onde está localizado o Município de Xambrê, foram terras adquiridas no início da década 1950 pela Companhia Byington de Colonização Ltda, com um total de 135,949 mil ha. A Companhia Byington, de origem norte americana foi responsável pela  formação de outras localidades urbanas que tornaram-se Municípios: Altônia, Pérola e Xambrê. Nas décadas seguintes, outros núcleos urbanos passaram pela processo de emancipação política, tornando municípios. Neste sentido São Jorge do Patrocínio e Esperança Nova.

A origem do nome de Xambre, faz referência ao Rio Xambrê. No entanto, o senso comum menciona que a origem do nome está associada ao engenheiro francês Chambert ou de origem indígena, referindo-se ao cacique Jambrê, que tinha na época, grande influência no Vale do Piquiri. 
Devidos os incentivos estaduais, da companhia, a economia cafeeira, e as propagandas realizadas sobre a produção de café, os pioneiros que chegaram foram atraídos principalmente pela fertilidade das terras e as facilidades em adquiri propriedades rurais e urbanas.

 

F. FLÁVIO. Formação socioespacial do Noroeste do Paraná e a Ação da Companhia Colonizadora Byington. Dissertação de mestrado  - Universidade Estadual de Maringá, 2014. 

 

Em 18 de outubro de 1955 o povoado foi elevado à categoria de Distrito Administrativo e pela Lei Estadual n.º 4.245, de 25 de julho de 1960, transformou-se em município emancipado, com território desmembrado de Cruzeiro do Oeste. A instalação oficial ocorreu no dia 15 de novembro de 1961, sendo primeiro prefeito municipal o sr. Nelson Guimarães Vasconcellos.

 

Anexo